Década da Ciência Oceânica
para o Desenvolvimento
Sustentável
A Associação Portuguesa de Lixo Marinho (APLM) em conjunto com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Rede de Estudos Ambientais de Língua Portguesa (REALP), o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e a Nova School of Science and Technology (FCT UNL) convidam à participação no Laboratório da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável:
A APLM desenvolveu em 2021 a iniciativa “Mar Limpo” com o objetivo de construir parcerias sustentáveis para o oceano com organizações dos países de língua portuguesa, numa abordagem identitária comum com estes países.
Este evento, integrado nas ações da Década da Investigação do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, teve lugar online em 2021, no dia 18 de novembro tendo a APLM lançado o desafio de constituir este dia como o Dia da Limpeza Costeira nos Países de Língua Portuguesa.
MAIS INFORMAÇÃO:
Evento Mar Limpo - construir parcerias sustentáveis para o Oceano
Em 2022 a APLM promoveu uma mesa redonda para assinalar a dia 18 de novembro, incentivando as organizações parceiras a realizarem actividades de limpeza de praias, zonas costeiras, rios ou florestas nos seus países e a registarem os resultados na LixoMarinho.app, uma aplicação de utilização simples e intuitiva.
Este ano, 2023, a APLM convida todos os parceiros a celebrar o dia 18 de Novembro, fazendo uma limpeza de praia, zona costeira, rio ou floresta*. Este será o primeiro ano que vamos celebrar este dia realizando em conjunto ações de limpeza e para tal partilhamos alguns materiais, incluindo os logotipos, que poderão utilizar na divulgação da actividade e que podem ser úteis na organização.
DOWNLOAD PACK DE COMUNICAÇÃO
Todos os resultados que partilharem para o email da APLM serão trabalhados de modo a produzirmos um retrato concreto da situação relativa aos diferentes resíduos e ao lixo marinho nos nossos países.
Em caso de dúvida ou de nova adesão à Parceria dos Países de Língua Portuguesa – Mar Limpo contactem a APLM ( ap.lixomarinho@gmail.com)
Nesta primeira década de atividade orgulhamo-nos de ter o apoio de organizações e cidadãos em todos os países de língua portuguesa, um feito notável que é fruto do trabalho voluntário de muitas pessoas
Muito obrigado por se juntarem a nós,
Por um Mar Sem Lixo!
NOTA: se não for possível organizar uma limpeza no próprio dia sugerimos que a realizem no período de 15 dias antes ou depois desta data, de acordo com as possibilidades de cada parceiro. Incentivamos novamente a utilização da LixoMarinho.app, para registo simples do lixo que encontrarem, ou em alternativa o preenchimento manual de uma ficha com os diferentes tipos de materiais encontrados e a sua quantidade, de preferência em número e peso.
RESUMO CHAVE
Dia da Limpeza Costeira nos
Países de Língua Portuguesa
18 de novembro
- 18 de Novembro é o dia proposto para ações de limpeza, onde são seguidas metodologias de recolha de dados que nos permitam estimar quantidades e tipos de resíduos e lixo marinho depositados em praias, zonas costeiras, rios ou florestas
- Neste dia serão desenvolvidas ações voluntárias pelos nossos parceiros em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Lorosae.
- Queremos que esta data possa ser celebrada por todos e as ações desenvolvidas tenham visibilidade nacional e internacional, juntando cada vez mais pessoas e organizações no objetivo comum de um Mar Limpo nos nossos países
- Numa altura em que as Nações Unidas estão em diálogo para construir um pacto global legalmente vinculativo para os plásticos, é importante que todos nos unamos, seguindo o mote da APLM
JUNTOS POR UM MAR SEM LIXO
PARA MAIS INFORMAÇÕES
Visite o website da Década do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável
MAR LIMPO
PARCERIAS SUSTENTÁVEIS PARA O OCEANO
ORGANIZADORES
Paula Sobral
Associação Portuguesa de Lixo MarinhoMARE Nova
Filipa Bessa
Associação Portuguesa de Lixo MarinhoMARE UC
João Frias
Associação Portuguesa de Lixo MarinhoGalway-Mayo Institute of Technology
Clara Justino
Comunidade dos Países de Língua PortuguesaJosé Carlos Ferreira
Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua PortuguesaMARE Nova
Lia Vasconcelos
Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua PortuguesaMARE Nova
ORADORES
Regina Charumar
Geração Consciente MoçambiqueCarla Fernandes Tabaio
Docapesca PortugalInês Rodrigues
Educafrica Guine-BissauRicardo Gomes
Instituto Mar Urbano BrasilNuno Barros
Associação Natureza PortugalSónia Pessoa
Dimix São Tomé e PrincípeMonica Costa
Universidade Federal de Pernambuco BrasilRosi Lima
Projecto Biodiversidade Cabo VerdeSimão Acciaioli
Brigada do Mar PortugalCarlos Serra
Cooperativa de Educação Ambiental Repensar MoçambiqueLeila Teixeira
Biosfera Cabo Verde Cabo VerdeHelena Moscoso e Débora Roberto
Simili Cabo VerdeEuclides Santos
Universidade de Cabo Verde Cabo VerdeJosé Tomé
Escola Portuguesa de Moçambique MoçambiqueCatarina Gonçalves
Associação Bandeira Azul da Europa PortugalJormicilesa Sacramento
Fundação Príncipe São Tomé e PríncipeEquipa Coastwatch
Geota PortugalCarmen Santos
Universidade do Namibe AngolaCOM O APOIO


