Ocean Travelers

Viajantes do Oceano

Ocean Travelers - Viajantes do Oceano

O projecto Ocean Travelers é um projecto de ciência cidadã promovido pelo Smithsonian Environmental Research Centre e pela ONG chilena Científicos la Basura e representa um esforço conjunto de múltiplas instituições, que valoriza a colaboração internacional e o envolvimento de uma vasta comunidade de stakeholders

O objectivo do projecto é identificar organismos (epibiontes) que viajam pelo oceano em objectos flutuantes, por exemplo em troncos e tábuas de madeira, pedra-pomes, sementes e sobre outros organismos, e que mais recentemente utilizam igualmente como substrato o plástico e outros materiais criados pelo Homem. Ao contrário dos materiais naturais, os novos habitats artificiais persistem muito tempo à superfície do Oceano, e permitem aos epibiontes viajar grandes distâncias, atingindo novos continentes e zonas remotas onde podem tornar-se espécies invasoras.
Pretende-se identificar estes organismos, as suas origens e abundâncias, com vista à protecção das comunidades marinhas locais.

OCEAN TRAVELERS

1

QUANTO LIXO NOS CHEGA DE OUTROS LUGARES?

2

QUE ORGANISMOS SÃO TRANSPORTADOS PELO LIXO MARINHO? E QUANTOS?

3

COMO VARIA A QUANTIDADE DE LIXO MARINHO E EPIBIONTES NAS PRAIAS DO MUNDO ?

Quer participar nas campanhas
internacionais de amostragem ?

A coordenação e a recolha de amostras em praias de Portugal e dos países de língua portuguesa será feita por voluntários. Amigos, família, estudantes, todos podem participar.
Cada voluntário coordenador de grupo deve inscrever-se e será responsável pela seleção do local a amostrar, pela organização da equipa de voluntários e pelo envio dos dados. Se quiser participar individualmente também poderá inscrever-se.
É essencial dar especial atenção ao guia de preparação da campanha e aos vídeos que explicam como proceder para recolher amostras que possam ser incluídas neste estudo.
NOTA: Neste momento não existem campanhas activas.

Metodologia

AMOSTRAGEM
NA PRAIA

vídeo em inglês

GUIA DETALHADO DE PREPARAÇÃO PARA A AMOSTRAGEM (em português)

DOWNLOAD

GUIA DE PROCEDIMENTOS
NA PRAIA (em português)

DOWNLOAD (em português)
É muito importante ler primeiro o Guia detalhado e proceder como indicado para que os dados possam ser validados e incluídos no projecto
Esclarecimentos sobre o projecto: viajantesdooceano.aplm@gmail.com