PROJETOS

EduMar, conhecer para cuidar

O projeto EduMar – conhecer para cuidar, diversifica a oferta de recursos educativos e de atividades no âmbito da Literacia do Oceano, com a preocupação de os adaptar à realidade portuguesa. O projecto é promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) e financiado pelo Programa Crescimento Azul EEA Grants 2014-2021

Saiba mais

LowPlast a Arte de Reduzir o Plástico

O projecto teve por objetivo fortalecer a sensibilização dos setores de fast-food, restauração, bares fluviais e de praia, hotelaria, mercados, e também o da pesca, incentivando a redução e prevenção de plásticos no Oceano, a valorização após o uso dando sentido prático à expansão da Economia Circular.

Saiba mais

Uma App para contar o Lixo marinho

Um projecto de ciência cidadã de sensibilização para um problema comum nos nossos areais – o lixo marinho – e que permite igualmente obter dados completos para monitorização científica.

Saiba mais

A Pesca por um Mar sem Lixo

A Pesca por um MAR Sem Lixo tem como principais objectivos melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e nos portos de pesca. Sensibilização e implementação de boas práticas ambientais.

Projeto, concebido pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A

Saiba mais

Kids Dive

A APLM é parceira do projeto KIDS DIVE que tem como objetivo alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma geração azul mais participativa, assim como abrir a porta do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado em dois princípios: “aprender fazendo” e “conhecer para preservar”.

Saiba mais

Beat the microbead

No combate às microesferas presentes nos produtos de higiene (pastas de dentes, esfoliantes, entre outros), a APLM lança o convite a outras ONGs e a todos os cidadãos para participarem nesta acção!

Saiba mais

A PRAGA DOS COTONETES

A Praga dos Cotonetes é um projecto da APLM lançado no Encontro Nacional de Ciência Cidadã que decorreu no dia 24 de Outubro de 2017, no Teatro Thalia em Lisboa.
O objectivo do projecto é quantificar os cotonetes que se acumulam nas areias das praias de Portugal quer sejam trazidos pelo mar quer pelos rios e ainda em resultado de descargas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) quando ocorrem chuvas fortes ou por funcionamento deficiente.

Saiba mais

POIZON

O projecto Poizon foi concebido em 2008 e desenvolvido entre 2010 e 2013. Foi um projecto pioneiro em Portugal focado na investigação sobre microplásticos nos oceanos, em sintonia com a investigação que estava a ser iniciada noutras instituições, em particular na Europa (PTDC/MAR/102677/2008)

Saiba mais

MARLISCO

O projeto europeu MARLISCO (Marine Litter in Europe Seas: Social Awareness and Co-Responsibility) foi desenvolvido entre 2012 e 2016 com o objectivo de aumentar a consciência social relativamente aos problemas e possíveis soluções relacionados com o lixo marinho.

Saiba mais

BASEMAN

Projecto europeu de investigação científica (2015-2019) que testou várias metodologias de amostragem, purificação e identificação de microplásticos em várias matrizes e contribuiu para o desenvolvimento de protocolos harmonizado para a análise destas partículas inferiores a 5 mm. A APLM colaborou nalgumas tarefas em colaboração com o MARE-NOVA.

Saiba mais

RIVERSEA

O projeto RIVERSEA (2018-2022) estuda a forma como os microplásticos são transportados dos rios para os estuários e para o oceano . A APLM colabora com o MARE-NOVA em algumas tarefas de identificação de microplásticos.

(PTDC/EAM-AMB/30726/2017)

Saiba mais

CurtMAR

Projeto educativo sobre a literacia dos oceanos concebido e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA),em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) e a escola norueguesa Dettverrfaglig ekunstinstitutt (DTK), contando com o financiamento EEA Grants, promovido pela Direção-Geral de Política do Mar – DGPM.

Saiba mais